.
.

CATUZINHO BOLEIRO, TRAZ DICAS IMPORTANTES PARA OS ATLETAS DE FIM DE SEMANA



A galera que corre a semana toda e deixa para  se exercitar apenas no final da semana , põe em risco a saúde  pela falta de preparo muscular 

Final de semana na área, momento de refrescar a cuca, ver os amigos para aquele velho bate-papo. No interior como é comum, todos marcam para pegar um babinha, futebol nosso de todo fim de semana

Quando a galera se reúne quase sempre acontece a mesma coisa. Aqueles 15 minutos de resenha sobre a semana, a discussão para quem vai escolher os times. Ainda tem a espera dos 4 ou 5 "maresias", os preguiçosos que atrasam o baba.

Depois de toda a confusão os times são escolhidos e a partida começa,  lembrando que tem que ser 10 minutos ou 2 gols na maioria dos lugares. A partir dai tem bastante animação, disputas, jogador bola murcha e bola cheia, além de várias resenhas para contar depois. Essa é a história rotineira dos finais de semana do nosso amigo Catuzinho.

Depois do baba o boleiro, feliz da vida, vai para casa tomar um banho para relaxar. Eis que situações curiosas  acontecem. “Quando o corpo esfria” o joelho do nosso amigo começa a doer. Dor estranha já que antes não havia sinal dela. Na semana passada a dor foi no tornozelo direito, não tinha nada a ver com o joelho esquerdo. E é ai que nosso Neymar do baba, da praça Duque de Caxias, começa a ficar pensativo. 


Vou ali conversar com ele:

- E ai Catuzinho porque você está tão pensativo rapaz?

 - “Poxa véi, meu joelho está doendo demais, quero lembrar qual foi a porrada que João me deu.”

- Mas espera ai filhão, João nem foi para o baba hoje! Sinalizei para Catuzinho.

- “ Deve ter sido José, grosso todo, só chega quebrando. Foi uma jogada que ele me panhou no carrinho e levou o meu tornozelo também, por isso que estou no bagaço.”

 - Catuzinho vai com calma. Essa jogada aconteceu semana passada e você chegou normal por aqui. Pontuei mais uma vez.

- “Oxe, então o que foi que aconteceu comigo Danilo, será que estou ficando velho, mas nem passei dos 20 ainda?”

- Calma Jovem, tenho uma coisa para te perguntar. Você aqueceu antes do baba?

- “Rapaz não.”

- Começou a jogar com o corpo frio?

- “Cara foi, eu ia ficar no banco mais faltou um,  daí me chamaram para completar o time de Jackson.”

- Agora começo a entender a sua situação meu nobre.
Olha só, o aquecimento é primordial para a prática de qualquer esporte. Quando você está com o “corpo frio” suas articulações estão em um estado específico. Quando você vai praticar um esporte sem aquecer seu corpo demora a perceber a mudança nos ritmos dos movimentos e começa a se preparar para maiores impactos.

- “Oww Danilo, me explica isso ai melhor”.

- Veja bem. Pense que seus joelhos e tornozelos, assim como qualquer outra articulação são ferramentas e o líquido sinovial seria a graxa. Esse líquido é uma substância que hidrata suas articulações de acordo a necessidade. Quando a pessoa começa o aquecimento 5 minutos antes o corpo começa a entender que vai sair do estado de repouso, começando a hidratar gradativamente as articulações e diminuindo o atrito.  Se você voltar a pensar no exemplo que te dei, é só lembrar que uma ferramenta sem graxa começa a dar problema mais rápido e tem que ser trocada.

- Outra coisa, aquecer é mais prioritário que alongar. Porque quando você faz alguns exercícios de aquecimento a temperatura do corpo vai aumentando e ganhando mais amplitude nos seus movimentos. Mas sobre alongamento nós conversaremos em uma próxima resenha.

- “ Poxa Danilão, obrigado, vou passar a aquecer agora. E o que faço com essa dor?”


- Gelo e repouso meu velho, se a dor continuar procure um médico para que ele possa fazer um exame e, te dar um diagnostico mais preciso.


Share on Google Plus

CA Company

Comentem aqui o que achou da nossa matéria jornalística.

0 comentários :

Postar um comentário