.
.

Iniciar uma atividade física pulando fases põe em risco a saúde


Nunca entre na academia querendo queimar etapas: você pode estar correndo o risco da sua temporada ser mais curta do que imagina
por Danilo Peneluc

O ano passa e as obrigações do dia-a-dia parecem consumir todo o tempo que temos. As 24 horas diárias não são suficientes para as obrigações de casa, trabalho, escola e, assim vamos deixando de lado o nosso corpo, gerando um prejuízo incalculável para nossa saúde. 
Então surge o momento em que o verão bate a nossa porta. Acordarmos na segunda-feira, o sol intenso logo aparece na nossa janela propondo a mudança da rotina e logo partimos para a academia de ginástica buscando uma nova vida. Pensamos em mudar tudo de alguma maneira instantaneamente.

Chegando na academia percebemos que estamos atrasados, a estação do sol está chegando e com ela vem as férias, as praias e todos os eventos característicos desta estação do ano.Não podemos ficar para trás, já que aquela garota fitness estampando a sua barriga tanquinho e aquele cara fazendo a rosca direta, está com um shap extremamente definido e eu aqui, com muito quilos acima, é muita coisa para “queimar”.
Logo pensamos: “Preciso ir no instagram copiar o treinamento das musas fitness ou do Bodybuilding grandão e pegar muito peso”.

Este é o discurso de uma parcela significativa das pessoas que procuram as academias de ginástica no verão, os chamados “atletas de temporada”. Não há duvida de que o treinamento neuromuscular e cardio respiratório trazem benefícios significativos, não só para a estética como também para a saúde, contudo o problema está na ansiedade e na condução desse processo.

Primeiramente não existe uma fórmula igual para todos. É preciso antes de tudo, passar por uma avaliação criteriosa para saber as necessidades e o objetivo de cada individuo, existem pessoas que vão para a academia com objetivos estéticos, mas também existem pessoas que estão buscando lazer e saúde. É importante salientar que cada pessoa tem suas particularidades, treinamento não é uma receita de bolo, se você perceber esse tipo de comportamento na sua academia, procure outra.

Em relação ao treino propriamente dito, existem progressões para chegar as fases mais intensas, sempre seguindo do básico ao mais complexo e especifico. A pessoa que entra em uma academia de ginástica precisa adaptar a musculatura e as articulações aos estímulos,que não foram oferecidosao corpo nos últimos meses.
Inicialmente começamos por treinamentos de resistência muscular localizada, aqueles que geralmente são 2,3 ou 4 séries  de15, 18 ou 20 repetições, treinos doloridos mais extremamente essenciais.Daí você me pergunta, “porque tenho começar dessa forma?”.  Vou dar um exemplo simples erápido: “ Émuito mais fácil rasgar uma folha de caderno do que um pano de chão”. Basicamente é dessa forma que o nosso corpo responde.


As séries realizadas com exercícios simples são importantes para que a pessoa consiga tornar os seus músculos mais resistentes e quanto mais resistente for, menos lesões musculares e articulares você sofrerá com o tempo.

Músculos resistentes são primordiais para a proteção dos joelhos,da coluna, dos ombros, e de muitas outras articulações. Mais do que isso, um treinamento de resistência bem realizado serve como auxilio para resultados melhores e mais rápidos nos treinos de hipertrofia, aqueles que dão volume “deixam grandão” , são séries 3x10/ 4x8/3x12 etc.


Após essa fase de adaptação o professor deve propor treinos de hipertrofia, força máxima e flexibilidade com bastantes variações. Nosso corpo é inteligente, é necessário sempre oferecer estímulos diferentes, o ideal é passar no máximo 1 (um) mês com o mesmo treinamento, mais do que isso o corpo fica acostumado ao estimulo e dificilmente evolui. Depois disso o ciclo sempre deve retornar, ao chegar a um objetivo X, após algumas variações são necessários novos treinos de resistência muscular para que outras propostas muito mais intensas, ao nível musa fitness ou Bodybuilding possam chegar até você.

Esse cuidado na prescrição é o que garantirá uma maior eficiência no seu treinamento evitando lesões, que muitas vezes, poderão ser irreversíveis. Antes de qualquer coisa procure uma academia que tenha professores de Educação Física graduados e capacitados para oferecer uma orientação de qualidade e com responsabilidade, evitando as possíveis consultas com o ortopedista e as longas sessões de fisioterapia.
Treinamento sempre ofereceu e sempre oferecerá resultados em longo prazo, acompanhado de disciplina e paciência. Se te oferecerem resultados imediatos fuja disso! Agora é começar a treinar para o verão 2018, mas não se preocupe comece agora e sem ansiedade, tenha em mente que a beleza vai muita além de corpos esculturais.

Danilo Peneluc
Professor de Educação Física – CREF 008251-G/BA
Especialista em Administração e Marketing Esportivo – Estácio de Sá
Especialista em Educação Científica e Popularização das Ciências – IFBaiano, Campus Catu.
Professor do Colégio Técnico da Fundação José Carvalho (CTFJCFotos tiradas dos sites: Uol, Dicas de Musculação e Corpo a Corpo

Currículo de Danilo Peneluc: https://1drv.ms/w/s!AvqFwRB486IMglF_zLwNA20_dOxy
Share on Google Plus

CA Company

Comentem aqui o que achou da nossa matéria jornalística.

0 comentários :

Postar um comentário