.
.

A tradição do presépio permanece viva em Catu

Há centenas de anos o presépio é uma tradição que perdura e mesmo em número menor,  famílias inteiras ainda  prestigiam essa arte que se mistura a fé de muitos cristãos

Por Donaire Verçosa


O espírito natalino pairando durante todo o mês de dezembro na cidade, trouxe uma decoração especial típico do natal para as casas, estabelecimentos comerciais e até órgãos públicos, como na Câmara de Vereadores. Tudo teve um toque  decorativo especial característico da época.

Para alguns o natal é renovação, momento de repensar valores como amor ao próximo, solidariedade, fé, comunhão com Deus inspirada na pessoa de Jesus Cristo, que para cristãos de todo o mundo e até relatos históricos, atestam a pregação de Jesus, mesmo que algumas vezes em parábolas, o destacava como o Deus filho que veio para morrer por todos na cruz, para redenção de toda a humanidade diante do Deus Pai.


É dessa forma que pensa a família Silva,  que veio na tarde de ontem prestigiar o presépio feito por dona Donaire Pinto de Andrade, que há cerca de 30 anos , mantém viva a arte e destaca: 


“ desde pequena sempre amei ver  o presépio na noite de natal. Fiz assim também com minhas filhas, arrumava elas e íamos de casa em casa, vendo cada um mais lindo que outro.”


“Lembro dos mais famosos antigamente: dona “Iaiá”, “Dedé”,”Quita”, “Dete” e também dona “Inês”, cada uma com uma dedicação  nos detalhes mais primoroso que o outro,  hoje já não vemos tantos assim...Infelizmente." 




“Sempre tive vontade de fazer um presépio na minha casa e finalmente há cerca de trinta anos, comecei a montar. Graças à ajuda de Nailza, minha amiga que também fazia na sua residência e acabou me doando algumas peças e me ajudando a dar o “ponta pé inicial” para começar o meu, que inicialmente foi pequeno e bem humilde, nada comparado aos mais famosos da cidade.Fico feliz por hoje ser conhecido a ajudar a lembrar do menino Jesus.” 

A família Silva trouxe as meninas Ágata Stefane e Laisla Cristine, ambas de cinco anos, para verem o presépio e elas ficaram encantadas e posaram para a lente da nossa câmera em frente ao presépio.


As garotas foram levadas logo em seguida por dona Maria Alice Silva(avó) e suas filhas Paula Cristiane Silva e Maria da Conceição Silva(tias) para a Praça Duque de Caxias, onde há cerca de quase um mês está montado mais a cena oficial do nascimento de Jesus e, virou ponto de parada obrigatória para quem vai dar aquele  tradicional passeio no final da tarde.


Alessandra Mascarenhas e a sua filha Estefane, também não perderam a oportunidade de posar em frente ao local e ressaltar:  “considero importante a prática por nos fazer reavaliar a nossa fé. Minha filha está fazendo catequese, se preparando para primeira comunhão e eu tenho aprendido muito com ela, acabei sendo trazida a pensar mais em Deus por ela.”


Origem do Presépio

Foi São Francisco de Assis que em 1223 montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo o nascimento de Jesus Cristo.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do Padre José de Anchieta. Desde então a arte se espalhou e encanta pessoas de todas as idades.

Para muitos católicos, essa é a principal lembrança de que embora não se saiba exatamente a data do nascimento do filho de Deus, o dia 25 de dezembro é o momento que todos podem refletir o verdadeiro sentindo do natal, que para os cristãos, nada mais é, que mais uma oportunidade para celebrar e louvar a Jesus, o Cristo. Isso era o que pensava São Francisco, que visou com a ideia, facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.


Share on Google Plus

CA Company

Comentem aqui o que achou da nossa matéria jornalística.

3 comentários :

  1. Donaire Pinto, minha tia que amo, é a personificação do que há de belo e sábio, diria Platão se tivesse a graça de dialogar cinco minutos com ela.

    ResponderExcluir
  2. Mainha na sua sabedoria nos ensinou desde pequenas o significado do Natal e a importante do nascimento do menino Jesus, Natal para nós é família, amor,união e renovação da nossa fé em Jesus . obrigada Mainha por nos proporcionar momentos lindos ! Te amo muito! Orgulho de ser sua filha.

    ResponderExcluir
  3. Fui eu que dei de presente o primeiro presépio com imagens e carneirinhos.minha mãe adorou o presente. Sou eu quem arma o presépio todos os anos.

    ResponderExcluir