.
.

Estudantes catuenses reivindicam a permanência do transporte universitário

Estudantes estiveram hoje na Câmara Municipal de Catu se posicionando contra o projeto de lei que seleciona alunos como beneficiários  para o recebimento de bolsa auxilio para o transporte universitário  

Por Redação



Cerca de 50 estudantes estiveram presentes hoje em uma reunião na manhã desta quinta-feira (08), para decidirem como serão as mobilizações em torno do clamor pelo veto do projeto que tramita na Câmara de Vereadores de Catu, de número 067/2016 com a finalidade de criar um Programa Municipal de auxílio transporte para os estudantes universitários, intitulado “PAE”.

O texto do programa institui que os alunos matriculados  em cursos universitários receberá recursos públicos dos municípios para o deslocamento até as instituições de ensino e não mais o translado será realizado por ônibus alugado  pela da Prefeitura  de Catu.
Com o projeto o transporte fretado anteriormente pelo município, será substituído por uma bolsa auxílio para aqueles que corresponderem aos critérios estabelecidos para concessão da bolsa.

Segundo o projeto também, fica estabelecido que as instituições situadas a cerca de 50 km de distância de Catu, terá o valor da bolsa auxilio fixada em 150,00 reais e para as localizadas  acima de 50 km o valor será de 250,00 mensal.

A câmara de Catu encerra as atividades no próximo dia 15, em decorrência das festas de fim de ano, por isso os alunos pedem uma audiência pública para discutir os trâmites que compreendem o projeto, por tratar de uma lei com caráter de extrema urgência, que segundo eles coloca em risco o futuro profissional de diversos jovens na cidade.   

A reunião foi mediada pelos vereadores Clara Sena (Solidariedade) e Adilson Araújo (PSOL), que se revezaram nos esclarecimentos sobre como a proposta pode abalar o objetivo dos estudantes em alcançar a formação superior.

Em média 500 estudantes utilizam o transporte para se deslocarem  até outro município. Por conta desse número abrangente de beneficiários, os alunos se organizaram para escolher os representantes do grupo e assim buscarem reverter  a situação.

Uma das líderes que estuda em uma instituição em Salvador pontuou: “não exigimos melhoras, mas que eles possam continuar circulando, pois isso é muito importante para nós que estamos  iniciando o curso, como também  para os que estão próximos a concluir.”

A assessoria da prefeitura de Catu em nota destacou:  “o município  tem apoiado diversos projetos de incentivo à formação profissional e elaborou um Projeto de Lei que regulamenta o auxílio de custo no transporte à universidade e agora só depende de aprovação na Câmara Municipal para que os estudantes se beneficiem da concessão. O Programa Municipal de Auxílio Transporte para Estudantes Universitários, PAE, é uma ajuda de custo para fomentar a educação.

Dentre os objetivos do programa estão possibilitar aos estudantes de classes sociais menos favorecidas o acesso ao ensino superior, através da concessão de uma ajuda financeira, para o pagamento do transporte escolar dos alunos universitários. Outra intenção da iniciativa é ampliar o número de profissionais residentes no município com formação universitária. A seleção levará em conta critérios como estar regularmente matriculado em cursos de nível superior, não estar reprovado em nenhuma disciplina da faculdade e possuir renda familiar de até dois salários mínimos. 

Este programa já é aplicado em diversos municípios da região e tem o intuito de beneficiar àqueles que não possuem condições para arcar com os custos de deslocamento.

A conquista da formação profissional depende do esforço individual do aluno, sendo que o poder público municipal tem procurado contribuir de alguma forma, procurando aumentar a cada ano o número de estudantes que ingressem a faculdade. Uma cidade melhor depende de cada um de nós. Salienta-se que a prefeitura não está medindo esforços para trazer outros cursos superiores para a cidade.”


Share on Google Plus

CA Company

Comentem aqui o que achou da nossa matéria jornalística.

0 comentários :

Postar um comentário