.
.

Fiscal, um autêntico representante do samba em Catu

 Um século de existência do samba marcou a história de uma nação. O sambista Fiscal, destaca uma vida dedicada a um ritmo, que faz bater mais forte o coração de muitos brasileiros e lhe serve de inspiração até os dias de hoje
Por Donaire Verçosa 
                                                                                                         
No dia 02 de dezembro, em todo o país é comemorado o dia do samba. O ritmo que é a marca do Brasil, principalmente turistas que vem para o carnaval desejando aprender um pouco desse remelexo brasileiro, também tem representante de renome em Catu: José Manoel dos Santos, conhecido como “Fiscal”, é um autêntico representante do samba de roda em Catu e região circunvizinha.

Com 72 anos, seu José  dar show, quando o assunto é pegar sua viola e alegrar os eventos com muita dança e cantoria. Atualmente, Fiscal como prefere ser chamado, mora na companhia dos seus filhos, Sueli Marins (41) e Nilvan Marins (30), no Bairro do Pioneiro. Foi casado com Dona Luzenilda Marins (63), mãe dos seus filhos, hoje são separados.

Nascido e criado na Zona Rural da cidade de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, o cantor e compositor, relembra que teve uma infância feliz e que era amante do campo e do futebol. Destaca: "sempre fui um homem de fazer amizades, durante minha juventude aproveitei muito e também ajudava meus pais.
 Fiscal relembra com saudades os tempos de garoto: “ nos finais de semana,  jogava futebol, gostava muito das festas de sábado à noite, em que saíamos para namorar...(risos). Foi um tempo incrível."



Em 1972, aos 28 anos, Fiscal mudou-se para o município de Catu, e a partir daí o samba começou a fazer parte de sua vida: "Em São Sebastião, não me ligava muito nesses negócios de música, só comecei a tocar mesmo, aqui em Catu. Me interessou, quando vi um amigo do meu pai, seu Avelino tocando viola. Daí meu pai comprou minha primeira viola, e comecei a aprender com ele".


Com relação aos estudos, o cantor revela que estudou e completou apenas o ensino fundamental, mas garante que sente falta da sala de aula: " por conta das poucas condições financeiras da família naquele tempo, não consegui terminar meus estudos." Lamenta não ter alcançado o ensino médio e nem o superior e diz ter aptidão pelas áreas exatas, mesmo tendo estudado pouco diz ter domínio na matemática.
Com seu samba cativante, Fiscal revela que já recebeu propostas para tocar no exterior e deixa claro que as pessoas prestigiam o samba de roda que faz com sua equipe: "uma coisa eu posso dizer, ninguém fica parado .”








O sambista, catuense de coração, salienta que já tocou em cidades como: Inhambupe, Feira de Santana, Salvador, Alagoinhas, Camaçari, Mata de São João, Pojuca e no estado de Minas Gerais. Destaca a importância de um trabalho com uma equipe que é suporte para que ocorra tudo da melhor forma possível.

O artista tem dois CDs produzidos pela gravadora Clawilson e ressalta: a minha missão é levar alegria, diversão, e muita dança para as pessoas". Nas apresentações além do tradicional samba de roda, tem o de viola e o forró.

O codinome Fiscal, surgiu durante um baba em Mata de São João: “tinha uma camarada que colocava apelido em todo mundo. Meus pais tinham uma casa de farinha na roça, e um rapaz que ia fiscalizar, ao vê-lo, as pessoas diziam que eu era parecido com ele, daí o nome".

Trabalhando como tratorista de uma cerâmica, perdeu a visão em uma viagem ainda jovem. Um galho de goiabeira atingiu seu olho esquerdo e, com o passar dos anos, a visão direita também ficou comprometida, mas isso não tira a paixão e alegria de emitir as notas do ritmo histórico do Brasil.

Para os jovens amantes do ritmo, que querem optar pela carreira musical com o samba como parceiro, o também instrumentista Fiscal destaca: quem tem sonho precisa lutar para realizá-los, o samba de roda tem futuro sim, todas as esferas desse ritmo, são de uma origem simples e  transmite um sentimento de alegria... É o que precisamos nos dias de hoje".




Share on Google Plus

CA Company

Comentem aqui o que achou da nossa matéria jornalística.

3 comentários :

  1. Sei que existem coisas prazerosas, mas uma roda de samba ao vivo, e com lindas beldades dançando, é muito bom. Vida ao seu Fiscal e ao Samba. Parabéns pelo disseminar da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  2. Grande fiscal. fico feliz por esse reconhecimento . vc é sim um grande representante da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  3. Nossa curti muito o Samba de Fiscal na minha adolescência em Catu lá no Bairro Pioneiro, na Rua Juraci Junior, ai que saudade.
    Fiquei muito feliz em ver esta matéria sobre este maravilhoso mestre do samba de viola, saudações ao grande mestre Fiscal e toda sua família, obrigada mesmo.

    ResponderExcluir