A profissão essencial no
mundo dos negócios que movimenta o comércio e dita padrões e tendências em todo
o planeta
Por Isis Pessoa
Hoje é o dia do profissional que, muitas vezes, a maioria das pessoas
não entende o que ele realmente faz. Sim, é o Dia do Publicitário. No Brasil, a
data foi criada em referência ao Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro
de 1966, que por sua vez regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho
de 1965, que regulamenta o exercício da profissão de publicitário e de
agenciador de propaganda no país.
Publicitários são àqueles que têm hora pra chegar, mas muitas vezes não
tem hora para sair, seu horário de almoço parece um intervalo comercial de tão
curto que é, e suas horas de sono contadas depois de encarar as jornadas nas
madrugadas em frente ao computador.
Sem falar das horas extras, de como este profissional é explorado pelos
seus amigos e familiares. Se tiver um publicitário no círculo, este é o
salvador da pátria, vai está sempre envolvido em todos os projetos e afins. Com
aquelas dicas dos “entendidos” de como deve ser feito. Já dizia o ditado “de
publicitário e louco todo mundo tem um pouco”. Por isso, você tem que ter toda
a paciência, com aquele grande detalhe que não vai ver a cor do dinheiro,
apenas o elogio com aquele “você arrasa”! Essas são algumas das peripécias da
profissão, que é o que faz tudo ficar ainda mais divertido.
Brincadeiras a parte, para os amantes da profissão, ser publicitário é o
máximo! Você se depara cada dia com o novo. Os desafios são constantes e fazem
você se superar em busca daquela ideia ou estratégia perfeita. Os olhos brilham
quando você consegue aprovar uma peça, e vê o cliente satisfeito com o seu
trabalho.
Mas, e aí? Muitos ainda se perguntam: O que faz um publicitário? De
antemão posso adiantar que por trás dos brainstorms e briefings tem muitas
coisas!
O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias,
procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e
promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área
de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e
instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo,
levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e
hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa.
Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha:
outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio, TV e banners em
sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção.
Depois
da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o
consumidor.
O campo de atuação também é bastante abrangente. O profissional de
publicidade e propaganda ele pode atuar como autônomo, prestando consultorias
ou fazer parte de uma equipe em vários tipos de agências de comunicação. Além
disto, o publicitário também encontra oportunidades de emprego dentro de
empresas privadas, em setores como o de vendas, comunicação e marketing. Também
pode assessorar atletas, artistas e políticos. O setor público também emprega
este profissional e uma das atividades desta área em que mais percebemos sua
presença é a criação de campanhas governamentais. O mercado de publicidade e
propaganda está estável para o bacharel. Mas há perspectivas de crescimento para
o especialista em marketing na área de mídias digitais e móveis.
Ser publicitário não é fácil, já que ainda tem muitas pessoas que não
entendem, desacreditam e deixam de investir em propaganda. Mas o mercado está
aí aberto para novos profissionais que possam mudar essa realidade. Como em
toda profissão, se destaca quem sai na frente e tem diferencial. Portanto,
vamos quebrar os paradigmas!
Encantado (a) com a profissão? Há muitos cursos de bacharelado em todo o
país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas.
A graduação é focada em
propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet.
Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem
as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da
propaganda – política, comercial e institucional. Matérias das áreas de
administração e economia complementam a grade. É importante, por exemplo, saber
como montar uma planilha de custos. As universidades costumam exigir um
trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma
habilitação do bacharelado em Comunicação Social, com duração média de quatro
anos.
A partir daí seguir os estudos, afinal, não se pode parar! O
publicitário deve se profissionalizar e pensar sempre fora da caixinha. Precisamos
entender de mundo, pessoas, contextos, culturas, relações sociais. De tudo um
pouco. Essa necessidade se agrava muito mais na contemporaneidade, onde a
informação é ampla, mas a atenção é escassa; onde os consumidores estão cada
vez mais atentos, críticos, questionadores e independentes. E para conseguir
dialogar com esse novo consumidor, obviamente, o publicitário também deve
evoluir e acompanhar as transformações de sua época.
Vou ficando por aqui, a pauta está lotada, tem muitos jobs na fila e o
deadline está em cima. Aos meus colegas, um FELIZ DIA DO PUBLICITÁRIO!
Foto: Samuel e Riso
Fotografia / Maquiagem: Lidiane Gomes
Isis
Pessoa de Carvalho
Bacharel em Comunicação
Social / Publicidade e Propaganda
Pós - Graduação: MBA -
Marketing Executivo
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