Para
acompanhar a tecnologia digital os consumidores ficam atentos aos modelos de smartphones
lançados. Mas será que há realmente a necessidade um novo aparelho
a cada ano ?
Por Isis
Pessoa
O hábito de estar conectado
atinge a maioria da população mundial. Se esse não for seu caso, certamente
conhece alguém que não consegue ficar sem celular, em que a ideia de ficar
desconectado não soa bem? Pois é o mundo está diferente, em pensar que uma
carta levaria dias para chegar ao seu destinatário, que uma ligação interurbana
custava caro. E hoje tudo a um simples toque e como mágica a mensagem é
entregue em qualquer lugar do mundo.
Quantas vezes por dia você
acha que checa seu smartphone? Trinta vezes, cinquenta? Pegue qualquer número
que lhe ocorreu e multiplique por dois, e assim talvez se aproxime do número
real. Você provavelmente usa seu celular muito mais do que pensa. Usamos
indiscriminadamente em restaurantes, cinemas, trabalho, até mesmo ao volante,
pondo em risco a própria vida. Sabemos que o uso abusivo pode causar prejuízo
na vida pessoal, social e profissional.
Os smartphones invadiram
nosso cotidiano com tal velocidade que já é quase impossível imaginar nosso dia
a dia sem eles. Os avanços tecnológicos diminuem distâncias com farto acesso às
informações, através de celulares com recursos atrativos que demandam cada vez
mais nossa atenção. Apesar da vida on-line parecer perfeita, qual o limite
entre o uso e o abuso?
Se essa tecnologia já atingiu tamanha popularidade, não há motivos para não se entregar a ela. Isso se aplica também ao mundo dos negócios. Ela tem transformado por completo a forma como os consumidores se relacionam com as empresas, portanto, ignorar o quanto a tecnologia móbile pode aproximar sua empresa de potenciais clientes, significa desperdiçar boas oportunidades.
Praticidade é tudo que os consumidores desejam atualmente. Pensando nisso, as empresas estão investindo em recursos que proporcionam maior comodidade aos clientes como diferencial competitivo. Não há escolha. Tem que se adaptar ao novo estilo de vida trazida pela tecnologia móvel, com estratégias focadas em mudar o perfil de potenciais clientes e manter os já existentes.
A tecnologia móvel é a única que permanece imune à crise financeira no mercado. As pessoas estão cada vez mais acessando a internet por meio de dispositivos móveis. Poucos aparelhos tiveram uma evolução tão expressiva nas últimas décadas como os telefones celulares. Na década de 80, sair de casa com um modelo nada prático de telefonia móvel requeria uma pasta auxiliar e, muitas vezes, até um carro para que o produto pudesse ser conectado.
Hoje, os modernos
smartphones ocupam menos da metade de um bolso e apresentam recursos capazes de
colocar muitos computadores, tablets e notebooks para escanteio. Mas nem sempre
foi assim. Para chegar até o ponto em que estão os modelos foram pouco a pouco
incorporando uma série de funções.
Contudo, as empresas
continuam apostando que os consumidores comprem um novo telefone celular a cada
ano. O ano que chega promete trazer grandes novidades e funcionalidades para os
smartphones. E então...Você realmente precisa de um novo smartphone ou você
apenas precisa de um?
Isis
Pessoa de Carvalho
Bacharel em Comunicação
Social / Publicidade e Propaganda
Pós - Graduação: MBA -
Marketing Executivo
falecoma@isispessoa.com.br
Foto: Samuel e Riso Fotografia / Maquiagem: Lidiane Gomes
Imagens: Google
0 comentários :
Postar um comentário